Estou emagrecendo. Rumo ao peso ideal!!

Informação nutricional

Olá! como vão?
Hoje estava no mercado comprando algumas coisinhas e como de costume, parei no corredor para ler o rótulo de um produto. Acreditam que uma mulher passou por mim indignada e ficou me olhando como se eu fosse um alien?? rsrsrsrsrs pode parecer neurose, mas eu olho o rótulo de tudo o que coloco no carrinho. Mesmo que não seja um alimento saudável, mesmo que eu não esteja com muito tempo. è bom ter essa experiência... com o tempo você passa à conhecer aquilo que consome com regularidade tão bem, que este rittual deixa de ser necessário. Alguns planos alimentares priorizam determinados itens, excluem outros, por isso é importante independentemente do plano que vc seguir, conhecer o rótulo dos produtos industrializados, e isso vai muito além de apenas olhar as calorias!! Você sabe ler as informações nutricionais?
Valor calórico: As tão temidas calorias (Kcal), são encontradas em forma de energia em cada alimento; isso será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc. Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.

Carboidratos: Os carboidratos são a principal fonte de energia de nosso organismo. São também chamados de açúcares (não somente o açúcar que estamos acostumados). Seus nomes terminam em ose (sacarose, glicose, frutose, maltose, lactose...). A maioria dos carboidratos, após a digestão, são transformados em glicose, que é o combustível de nossas células. Em Atkins, restringimos os carbos.

Proteínas: A proteína é um nutriente fundamental para o nosso organismo. A principal função das proteínas em nosso corpo é construir os músculos e as vísceras, afinal a proteína corporal se encontra em tais partes do corpo. No entanto, algumas proteínas específicas têm como principal objetivo defender o nosso corpo de agentes agressores mais conhecidos como ‘anticorpos’. E ainda assim, existem aquelas proteínas que são responsáveis por transportar as substâncias para a nossa corrente sanguínea como a hemoglobina a albumina e as lipoproteínas HDL e LDL.

Gorduras: É um termo genérico para uma classe de lipídios. Existem vitaminas que são só solubilizadas pelas gorduras, conhecidas como vitaminas lipossolúveis, como exemplo as vitaminas A,D,E, e K. Isso significa que elas só são digeridas, absorvidas e transportadas em conjunto com a gordura. Além disso a gordura é a principal fonte de ácidos graxos, muito importante na dieta. É mais saudável o consumo de insaturada pois é mais fácil "quebrar" as cadeias insaturadas em relação as cadeias saturadas. Não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.

Fibra alimentar: As fibras dietéticas ou alimentares são nutrientes encontrados nos vegetais que não são digeridos pelas enzimas do sistema digestivo humano, não possuindo calorias. Esses nutrientes pertencem ao grupo dos carboidratos, fazendo parte da categoria dos polissacarídeos (carboidratos complexos).

Sódio: O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

Cálcio: o cálcio é o mineral de principal aproveitamento dentro do organismo humano. Este importante mineral possui funções importantes como atuar na formação estrutural dos ossos e dos dentes.

Ferro: O ferro é fundamental para que diversas reações químicas no nosso corpo aconteçam. O oxigênio é fundamental para que o alimento possa ser transformado em energia. E o que o ferro tem a ver com isso? Ele faz parte das hemácias, e isso quer dizer que o transporte do oxigênio pode ficar comprometido na deficiência de ferro, pois a quantidade de células vermelhas presentes no sangue fica diminuída. A pessoa fica “menos vermelha”, descorada, pálida!

Vitaminas A, C e E: A vitamina A é um grupo de compostos que têm um papel importante na saúde da visão, crescimento ósseo, reprodução, divisão celular, diferenciação das células (em que uma célula se torna parte do cérebro, musculo, pulmão, sangue ou outro tecido especializado. A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é notavelmente a melhor. A vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas. Os seres humanos não fabricam vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos.

Desde 1992, por lei (aqui) os rótulos obrigatoriamente devem informar também se há ou não, glúten na composição.

Não sou nutricionista, gente!! Só coletei as informações na internet e estou repassando pra vocês.
Pasem à ler os rótulos se ainda não fazem isso... é um conhecimento que faz muito bem à nossa saúde!!!
Bjooooooo

1 amigos comentam:

Suzana ... Feliz recomeço ! disse...

Fabi,

eu tenho essa "mania" bonita e saudável de ler os rótulos, faço isso até com sorvete, doce, biscoito... qq coisa. É muito legal, pq com o tempo nem precisamos mais olhar, já saberemos.

Boa dica.

bjs
Suzana

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Obrigada pelo carinho de vocês!
Muuuuitos beijos
Fabi

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